domingo, 5 de maio de 2013

A CARTA DA TERRA.

A CARTA DA TERRA.
Profª Josy

O texto da Carta da Terra

PREÂMBULO

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva, ao mesmo tempo, grande perigo e grande esperança. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações.

TERRA, NOSSO LAR
A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.


A SITUAÇÃO GLOBAL


 
Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, esgotamento dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos equitativamente e a diferença entre ricos e pobres está aumentando. 




A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e são causas de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.

DESAFIOS FUTUROS


A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais em nossos valores, instituições e modos de vida. Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem supridas, o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais e não a ter mais. Temos o conhecimento e a tecnologia necessários para abastecer a todos e reduzir nossos impactos no meio ambiente. O surgimento de uma sociedade civil global está criando novas oportunidades para construir um mundo democrático e humano. Nossos desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados e juntos podemos forjar soluções inclusivas.

RESPONSABILIDADE UNIVERSAL

Para realizar estas aspirações, devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com a comunidade terrestre como um todo, bem como com nossas comunidades locais. Somos, ao mesmo tempo, cidadãos de nações diferentes e de um mundo no qual as dimensões local e global estão ligadas. Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida e com humildade em relação ao lugar que o ser humano ocupa na natureza.

Necessitamos com urgência de uma visão compartilhada de valores básicos para proporcionar um fundamento ético à comunidade mundial emergente. Portanto, juntos na esperança, afirmamos os seguintes princípios, interdependentes, visando a um modo de vida sustentável como padrão comum, através dos quais a conduta de todos os indivíduos, organizações, empresas, governos e instituições transnacionais será dirigida e avaliada.

PRINCÍPIOS

I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DE VIDA

1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.

Reconhecer que todos os seres são interdependentes e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos.
Afirmar a fé na dignidade inerente de todos os seres humanos e no potencial intelectual, artístico, ético e espiritual da humanidade.

2. Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.

Aceitar que, com o direito de possuir, administrar e usar os recursos naturais, vem o dever de prevenir os danos ao meio ambiente e de proteger os direitos das pessoas.
Assumir que, com o aumento da liberdade, dos conhecimentos e do poder, vem a maior responsabilidade de promover o bem comum.

3. Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.

Assegurar que as comunidades em todos os níveis garantam os direitos humanos e as liberdades fundamentais e proporcionem a cada pessoa a oportunidade de realizar seu pleno potencial.
Promover a justiça econômica e social, propiciando a todos a obtenção de uma condição de vida significativa e segura, que seja ecologicamente responsável.

4. Assegurar a generosidade e a beleza da Terra para as atuais e às futuras gerações.

Reconhecer que a liberdade de ação de cada geração é condicionada pelas necessidades das gerações futuras.
Transmitir às futuras gerações valores, tradições e instituições que apóiem a prosperidade das comunidades humanas e ecológicas da Terra a longo prazo.

II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA

5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial atenção à diversidade biológica e aos processos naturais que sustentam a vida.

Adotar, em todos os níveis, planos e regulamentações de desenvolvimento sustentável que façam com que a conservação e a reabilitação ambiental sejam parte integral de todas as iniciativas de desenvolvimento.
Estabelecer e proteger reservas naturais e da biosfera viáveis, incluindo terras selvagens e áreas marinhas, para proteger os sistemas de sustento à vida da Terra, manter a biodiversidade e preservar nossa herança natural.
Promover a recuperação de espécies e ecossistemas ameaçados.
Controlar e erradicar organismos não-nativos ou modificados geneticamente que causem dano às espécies nativas e ao meio ambiente e impedir a introdução desses organismos prejudiciais.
Administrar o uso de recursos renováveis como água, solo, produtos florestais e vida marinha de forma que não excedam às taxas de regeneração e que protejam a saúde dos ecossistemas.
Administrar a extração e o uso de recursos não-renováveis, como minerais e combustíveis fósseis de forma que minimizem o esgotamento e não causem dano ambiental grave.

6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.

Agir para evitar a possibilidade de danos ambientais sérios ou irreversíveis, mesmo quando o conhecimento científico for incompleto ou não-conclusivo.
Impor o ônus da prova naqueles que afirmarem que a atividade proposta não causará dano significativo e fazer com que as partes interessadas sejam responsabilizadas pelo dano ambiental.
Assegurar que as tomadas de decisão considerem as conseqüências cumulativas, a longo prazo, indiretas, de longo alcance e globais das atividades humanas.
Impedir a poluição de qualquer parte do meio ambiente e não permitir o aumento de substâncias radioativas, tóxicas ou outras substâncias perigosas.
Evitar atividades militares que causem dano ao meio ambiente.

7. Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.

Reduzir, reutilizar e reciclar materiais usados nos sistemas de produção e consumo e garantir que os resíduos possam ser assimilados pelos sistemas ecológicos.
Atuar com moderação e eficiência no uso de energia e contar cada vez mais com fontes energéticas renováveis, como a energia solar e do vento.
Promover o desenvolvimento, a adoção e a transferência equitativa de tecnologias ambientais seguras.
Incluir totalmente os custos ambientais e sociais de bens e serviços no preço de venda e habilitar os consumidores a identificar produtos que satisfaçam às mais altas normas sociais e ambientais.
Garantir acesso universal à assistência de saúde que fomente a saúde reprodutiva e a reprodução responsável.
Adotar estilos de vida que acentuem a qualidade de vida e subsistência material num mundo finito.

8. Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover o intercâmbio aberto e aplicação ampla do conhecimento adquirido.

Apoiar a cooperação científica e técnica internacional relacionada à sustentabilidade, com especial atenção às necessidades das nações em desenvolvimento.
Reconhecer e preservar os conhecimentos tradicionais e a sabedoria espiritual em todas as culturas que contribuem para a proteção ambiental e o bem-estar humano.
Garantir que informações de vital importância para a saúde humana e para a proteção ambiental, incluindo informação genética, permaneçam disponíveis ao domínio público.

III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA

9. Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.

Garantir o direito à água potável, ao ar puro, à segurança alimentar, aos solos não contaminados, ao abrigo e saneamento seguro, alocando os recursos nacionais e internacionais demandados.
Prover cada ser humano de educação e recursos para assegurar uma condição de vida sustentável e proporcionar seguro social e segurança coletiva aos que não são capazes de se manter por conta própria.
Reconhecer os ignorados, proteger os vulneráveis, servir àqueles que sofrem e habilitá-los a desenvolverem suas capacidades e alcançarem suas aspirações.

10. Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável.

Promover a distribuição equitativa da riqueza dentro das e entre as nações.
Incrementar os recursos intelectuais, financeiros, técnicos e sociais das nações em desenvolvimento e liberá-las de dívidas internacionais onerosas.
Assegurar que todas as transações comerciais apoiem o uso de recursos sustentáveis, a proteção ambiental e normas trabalhistas progressistas.
Exigir que corporações multinacionais e organizações financeiras internacionais atuem com transparência em benefício do bem comum e responsabilizá-las pelas consequências de suas atividades.

11. Afirmar a igualdade e a equidade dos gêneros como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.

Assegurar os direitos humanos das mulheres e das meninas e acabar com toda violência contra elas.
Promover a participação ativa das mulheres em todos os aspectos da vida econômica, política, civil, social e cultural como parceiras plenas e paritárias, tomadoras de decisão, líderes e beneficiárias.
Fortalecer as famílias e garantir a segurança e o carinho de todos os membros da família.

12. Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, com especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias.

Eliminar a discriminação em todas as suas formas, como as baseadas em raça, cor, gênero, orientação sexual, religião, idioma e origem nacional, étnica ou social.
Afirmar o direito dos povos indígenas à sua espiritualidade, conhecimentos, terras e recursos, assim como às suas práticas relacionadas com condições de vida sustentáveis.
Honrar e apoiar os jovens das nossas comunidades, habilitando-os a cumprir seu papel essencial na criação de sociedades sustentáveis.
Proteger e restaurar lugares notáveis pelo significado cultural e espiritual.

IV. DEMOCRACIA, NÃO-VIOLÊNCIA E PAZ

13. Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e prover transparência e responsabilização no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões e acesso à justiça.

Defender o direito de todas as pessoas receberem informação clara e oportuna sobre assuntos ambientais e todos os planos de desenvolvimento e atividades que possam afetá-las ou nos quais tenham interesse.
Apoiar sociedades civis locais, regionais e globais e promover a participação significativa de todos os indivíduos e organizações interessados na tomada de decisões.
Proteger os direitos à liberdade de opinião, de expressão, de reunião pacífica, de associação e de oposição.
Instituir o acesso efetivo e eficiente a procedimentos judiciais administrativos e independentes, incluindo retificação e compensação por danos ambientais e pela ameaça de tais danos.
Eliminar a corrupção em todas as instituições públicas e privadas.
Fortalecer as comunidades locais, habilitando-as a cuidar dos seus próprios ambientes, e atribuir responsabilidades ambientais aos níveis governamentais onde possam ser cumpridas mais efetivamente.

14. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.

Prover a todos, especialmente a crianças e jovens, oportunidades educativas que lhes permitam contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável.
Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade.
Intensificar o papel dos meios de comunicação de massa no aumento da conscientização sobre os desafios ecológicos e sociais.
Reconhecer a importância da educação moral e espiritual para uma condição de vida sustentável.

15. Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.

Impedir crueldades aos animais mantidos em sociedades humanas e protegê-los de sofrimento.
Proteger animais selvagens de métodos de caça, armadilhas e pesca que causem sofrimento extremo, prolongado ou evitável.
Evitar ou eliminar ao máximo possível a captura ou destruição de espécies não visadas.

16. Promover uma cultura de tolerância, não-violência e paz.

Estimular e apoiar o entendimento mútuo, a solidariedade e a cooperação entre todas as pessoas, dentro das e entre as nações.
Implementar estratégias amplas para prevenir conflitos violentos e usar a colaboração na resolução de problemas para administrar e resolver conflitos ambientais e outras disputas.
Desmilitarizar os sistemas de segurança nacional até o nível de uma postura defensiva não-provocativa e converter os recursos militares para propósitos pacíficos, incluindo restauração ecológica.
Eliminar armas nucleares, biológicas e tóxicas e outras armas de destruição em massa.
Assegurar que o uso do espaço orbital e cósmico ajude a proteção ambiental e a paz.
Reconhecer que a paz é a plenitude criada por relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, outras culturas, outras vidas, com a Terra e com a totalidade maior da qual somos parte.

O CAMINHO ADIANTE

Como nunca antes na História, o destino comum nos conclama a buscar um novo começo. Tal renovação é a promessa destes princípios da Carta da Terra. Para cumprir esta promessa, temos que nos comprometer a adotar e promover os valores e objetivos da Carta.

Isto requer uma mudança na mente e no coração. Requer um novo sentido de interdependência global e de responsabilidade universal. Devemos desenvolver e aplicar com imaginação a visão de um modo de vida sustentável nos níveis local, nacional, regional e global. Nossa diversidade cultural é uma herança preciosa e diferentes culturas encontrarão suas próprias e distintas formas de realizar esta visão. Devemos aprofundar e expandir o diálogo global que gerou a Carta da Terra, porque temos muito que aprender a partir da busca conjunta em andamento por verdade e sabedoria.

A vida muitas vezes envolve tensões entre valores importantes. Isto pode significar escolhas difíceis. Entretanto, necessitamos encontrar caminhos para harmonizar a diversidade com a unidade, o exercício da liberdade com o bem comum, objetivos de curto prazo com metas de longo prazo. Todo indivíduo, família, organização e comunidade tem um papel vital a desempenhar. As artes, as ciências, as religiões, as instituições educativas, os meios de comunicação, as empresas, as organizações não-governamentais e os governos são todos chamados a oferecer uma liderança criativa. A parceria entre governo, sociedade civil e empresas é essencial para uma governabilidade efetiva.

Para construir uma comunidade global sustentável, as nações do mundo devem renovar seu compromisso com as Nações Unidas, cumprir com suas obrigações respeitando os acordos internacionais existentes e apoiar a implementação dos princípios da Carta da Terra com um instrumento internacionalmente legalizado e contratual sobre o ambiente e o desenvolvimento.

Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação dos esforços pela justiça e pela paz e a alegre celebração da vida. 




Fonte:www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html


52 comentários:

  1. o meio ambiente se encontra ultimamente bem poluido,devemos nos conscientizar desse grave problema,acho um absurdo quem joga produtos altamente tóxicos em rios e mares;
    tudo melhoraria se ninguém jogasse lixos nas ruas ou parassem com as queimadas que destroem mais e mais grandes partes das matas e ameaçam muitas especies a instinção!!!assinado:Nayra e. rodrigues 9 ano A!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Nayra , devemos ter a consciência de que isso é errado e fazermos o certo . Beijos Jeniffer

      Excluir
    2. Olá Nayra, você tocou num ponto muito importante sobre os Problemas Ambientais;"a conscientização que todos/as devem ter com o Meio Ambiente", concordo com você, se cada um fizer sua parte estaremos contribuindo para um Planeta economicamente sustentável.
      Um abraço!

      Excluir
    3. e cuidando do meio ambiente a gente vai contribuir para a salvação do nosso planeta!!!!bjs;nayra rodrigues 9 ano A!!!

      Excluir
  2. Eu concordo com o princípio 9 , pois todos nós humanos devem ter esses direitos principalmente as pessoas mais pobres . E também acho que as pessoas deviam se imobilizar para estar levando mais recursos para essas pessoas mais carentes e acabarmos com toda pobreza ainda existente em nosso País e no mundo . Jeniffer 9 A ;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeniffer, gostei das suas palavras quanto ao Princípio 9 da Carta da Terra. A igualdade social é um desejo de todos nós.Seria muito bom se as políticas públicas empenhassem e levassem recursos necessários para tornar mais digna a vida dos cidadãos que se encontram em situação de extrema pobreza e/ou situações vulneráveis.
      Por mais que estamos num país em pleno desenvolvimento econômico e industrial, a desigualdade social está presente e ainda assola a vida de milhões de pessoas.
      Isto é uma dura realidade.
      Um abraço!

      Excluir
    2. concordo mesmo com você todos devem ter esses direitos ate mesmo as pessoas mais pobres e sem nenhuma estrutura !!!!nayra 9 ano A!!!!!

      Excluir
  3. eu concordo com a carta e acho tambem q todos devem ter direitos iguais pena q a veses isso nao e realidade Zidane 9A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com voce Zidane muitas pessoas por serem de outras classes Desfazem das pessoas pobres e essas pessoas deveria aceitar e ajudar ao proximo para que o mundo possa viver sem pobrezas bjoos Sabrina 9A...

      Excluir
    2. é mesmo Zidane , esse negocio de desigualdade não está com nada , todos devemos ter direitos iguais . Lorrana Dias 9 ano A!!!

      Excluir
    3. Concordo com vocês, se todas as pessoas se unissem para ajudar os que realmente necessitam, o mundo seria melhor e as pessoas seriam mais unidas!
      Um abraço!!!

      Excluir
  4. Oii Josy acho que para termos um País mais evoluido contra os problemas ambientais deveria passar o caminhao ´para recolher os lixos todos os dias assim evitaria de lixos ficar pelas ruas ou em matos pois isso pode causar muitos danos...Beijos Sabrina 9A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo mesmo o caminhao de lixo nem sempre passa em todas as ruas assim acontece um alto acúmulo de lixos!!!!Evellyn Silva 9anoA!!!

      Excluir
    2. Olá Sabrina, a coleta seletiva também é um problema que afeta muitas cidades. Nossa cidade ainda é privilegiada, pois, os caminhões de lixo recolhem os lixos das casas e dos comércios de três a quatro vezes por semana. Mas há cidades brasileiras que essa coleta é feita somente uma única vez na semana. E aí, podemos colocar a culpa em alguém? Por que será que isso acontece? Será que o custo é alto?
      É uma problemática a parte para refletirmos.
      Um abraço!!!

      Excluir
  5. Oii Josy, eu acho que um dos principais motivos para as ruas,estarem poluídas é a falta de estrutura de como as pessoas deixam os seus lixos, assim os trabalhadores que recolhe os lixos ficam sem recolher por causa do modo como o lixo se encontra, Tipo: lixo reciclavel, lixo hospitalar etc.
    E eu acho que a poluição acontece pela falta de conscientizaçao e tambem pela falta de educação daqueles que poluem. Beijoss
    EVELLYN SILVA 9A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e mesmo evellyn tem dias que o caminhão do lixo nem passa na rua da minha casa,e tem pessoas que deixam seus lixos todos espalhados!!!

      Excluir
    2. Oi Evellyn, você também citou um ponto muito importante e urgente quanto os Problemas Ambientais: "a consciência das pessoas quanto ao lixo". Tem gente que não seleciona o lixo que produz, e isto é um caso muito sério.
      Em alguns municípios de Minas Gerais, a prefeitura promulgou e homologou uma nova lei (Lei 10.534),que estabelece punição pra quem não separar lixo e nem acomodá-lo corretamente. A tarefa de vigiar as irregularidades fica a cargo dos fiscais da Secretaria Municipal Adjunta de Fiscalização, também responsáveis por flagrar problemas em relação a vias urbanas, posturas, meio ambiente e obras. Assim, toda a população deve se empenhar para cumprir essa Lei, para evitar maiores problemas com a justiça e viver num ambiente harmonioso e mais limpo. E isso deu certo!
      O que você achou dessa ideia? Será que na nossa cidade funcionaria?

      Excluir
  6. oi josy,queria lembrar sobre o tráfico de animais silvestres,pois é um dos mercados mais lucrativos nos dias de hoje!!!com isso a extinção se torna mais provavel!!!bjsss:barbara gabriele 9 ano A!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu concordo com vc Baby as pessoas hoje em dia mesmo sabendo que isso e errado elas traficam animais pensando so no lucro..
      Samara Heloisa 9 ano A

      Excluir
    2. Olá Barbara e Samara, vocês estão certíssimas, as pessoas sabem que estão agindo errado e continuam no erro. Um dos mais lucrativos comércios ilegais do mundo é o tráfico de animais e é também Crime Ambiental. Conforme dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), aproximadamente 90% dos animais silvestres morrem logo depois de retirados de seu habitat natural. Nosso Brasil contém uma biodiversidade rica, sua fauna desperta grande cobiça desde o descobrimento do Brasil, pelos que aqui aportaram.
      Por isso, temos que denunciar diretamente com o órgão responsável pelo Meio Ambiente, eu sugiro sempre contactarmos o IBAMA e/ou a Polícia Florestal.
      Esses animais indefesos precisam da nossa ajuda!!!
      Um abraço!

      Excluir
  7. Já é um fato , as geleiras estão derretendo com o aquecimento global , as cidades mais próximas dos mares serão as mais afetadas e milhares de espécies virão em extinção !!!!! Lorrana Dias 9 ano A!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc lorrana,ninguem esta importando com o aguecimento global!Nathan ramos 9 ano A!

      Excluir
    2. Olá Lorrana e Nathan, realmente essa também é um problema Ambiental que está visível aos nossos olhos. A mídia local e global, nos deixa claro que o Aquecimento Global é coisa séria.
      O vídeo que assistimos, também nos mostrou como essa situação, a cerca da falta de consciência do ser humano, está cada vez mais se agravando em nosso Planeta, colocando em risco a vida de milhares de pessoas e também de muitas espécies.
      É lamentável, mas acredito que cada um fazendo sua parte contribuirá para um Planeta mais sustentável.
      Um abraço!!

      Excluir
  8. concordo com voce Baby,hoje em dia as pessoas mesmo sabendo que e rrado elas estao pensando so no lucro.. Samara Heloisa 9 ano A

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo com o principio 12;O preconceito hoje em dia esta muito grave as pessoas nao estao respeitando as outras mais;a descriminaçao contra a cor,a raça;gente vamos respeitar o proximo..
    Samara Heloisa 9 ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Samara, as pessoas devem respeitar umas as outras porque mesmo que Diferentes, somos todos Iguais em direitos!!!
      Um abraço!!

      Excluir
  10. Concordo Samara ,pois hoje em dia ninguem se preoculpa em ajudar nosso planeta,ninguem liga com o aquecimento global a humanidade ta destruindo a terra, se cada um fizer sua parte o mundo estaria bem melhor.....
    Mais ainda existem pessoas boas que querem ajudar mais nao adianta so algumas pessoas ajuda pois cada um tem que fazer sua parte.....
    Ass:Miriam Rute..9 ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Miriam,são só poucas pessoas que querem ajudar o nosso planeta.Eu acho que o aquecimento global antropogênico, livra os seres humanos da responsabilidade pelo aquecimento global. Ainda que aceitem a conclusão de que a Terra está sofrendo alguns aquecimentos.

      Excluir
    2. Concordo muito com você Miriam, não adianta somente algumas pessoas fazerem sua parte, é preciso que TODOS/AS colaborem, ajam em prol de uma Terra mais equilibrada.
      A Transformação que queremos ver no mundo, não é impossível. Basta apenas começar onde tudo é possível: dentro de cada um de nós, isto é, com ações que beneficiam o meio onde estamos inseridos.
      Um abraço!!

      Excluir
  11. Me parece que a Nasa e os cientistas não estão levando em conta o aquecimento dos oceanos, no que diz respeito ao aumento do níveis dos oceanos ! Nathan Ramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Nathan , a Nasa só importa em leva o homem á Lua !Marcelo D'Jean

      Excluir
    2. Olá Nathan e Marcelo. Por mais que faz parte dos objetivos da Nasa, pesquisar e desenvolver tecnologias e programas de exploração espacial, sua missão oficial também é "fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial". Acredito que assim como a Geografia, a Nasa tem como principal objeto de estudo o espaço e vejo que ela (a Nasa) está contribuindo com o Meio Ambiente, pois de acordo com a pesquisa que a Nasa divulgou no dia 14/03/2013, ela buscou e mostrou imagens impressionantes do impacto da forte seca que o Oriente Médio enfrenta nos últimos anos, e isso positivamente contribui para os cientistas a buscarem soluções mais precisamente em relação aos impactos negativos que o Meio Ambiente enfrenta.
      Você concorda?
      Abraços!!

      Excluir
  12. A Carta da Terra se preocupa com a transição para maneiras sustentáveis de vida e desenvolvimento humano sustentável. Integridade ecológica é um tema maior. Entretanto, a Carta da Terra reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico eqüitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis. Consequentemente oferece um novo marco, inclusivo e integralmente ético para guiar a transição para um futuro sustentável.
    E também essa matéria é obrigatória para TODAS AS PESSOAS DA FACE DA TERRA. Acho que deveria ser muito mais divulgada, discutida, analisada, tudo que se refere a terra e a preservação deveria ser do conhecimento de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Leandra, a Educação Ambiental deve ser divulgada e discutida com mais intensidade. Com a Globalização, tudo ficou mais fácil, hoje temos as redes sociais que facilitam nossa comunicação com o mundo todo. É importante que usemos essa ferramenta tecnológica como um meio de conscientização das pessoas. Vale acrescentar também que, podemos criar grupos de divulgação dos problemas ambientais; local e global. As pessoas precisam saber da importância do conhecimento como forma de transformação da sociedade e mudar suas atitudes, pois, são pequenos atos que fazem toda a diferença.
      Um abraço!!!

      Excluir
  13. O aumento dos oceanos também se dá pelo aumento da temperatura deles ,visto que quanto mais as águas estão aquecidas o volume tende aumentar.Marcelo Djian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem acho marcelo!

      Excluir
    2. Olá Marcelo, esse é o ponto que está também na pauta de discussão das políticas públicas. Inclusive li isso em Setembro/2012. E me recordo bem que, li uma parte onde fala que "mais ou menos daqui há uns 20 ou 30 anos, as geleiras podem derreter mais e pode aumentar muito mais o nível do mar e as cidades que tem praia por perto correm o risco de serem inundadas".
      Faço parte do Greenpeace; uma organização global cuja missão é proteger o meio ambiente, promover a paz e inspirar mudanças de atitudes que garantam um futuro mais verde e limpo para esta e para as futuras gerações. Essa organização faz campanhas e projetos com petições a favor do mundo mais verde, inclusive está acontecendo uma iniciativa, através do Greenpeace de criar um santuário ecológico no Ártico.
      Segue o link,http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
      Cadastre-se e faça sua parte, vamos ajudar o Planeta!
      Um abraço!!!

      Excluir
  14. ******************************ATENÇÃO*****************************
    Essa semana, do dia 20/05/2013 até o dia 24/05/2013, é a vez da participação dos/as alunos/as da sala 9º ano B. Por isso fiquem atentos/as quanto ao prazo da realização dessa atividade, sigam corretamente as orientações passadas durante nossas aulas, para fazerem uma ótima contribuição para nosso aprendizado!!!.
    Vamos lá?

    ResponderExcluir
  15. Destaco o que foi relatado no Número 09, pois,a pobreza deve ser controlada, dando aos menos favorecidos direitos dignos de um ser humano,para que possam no mínimo ter uma vida normal com segurança reforçada principalmente nos dias atuais.
    Robson - 9º Ano B.
    Um abraço Pra Galera aew...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Robson todas a pessoas tem que ter uma vida igual a nossa e que tivesse comida todo dia,agua para beber e que muitos não tem. Kevin 9° B

      Excluir
    2. Olá Robson, você se expressou muito bem. A desigualdade social é uma realidade que está presente na contemporaneidade mundial. Mesmo com tantos recursos econômicos e políticos, no Brasil também, é possível deparar com esse problema social. Seria muito bom se as políticas públicas empenhassem e levassem recursos necessários para tornar mais digna a vida dos cidadãos que se encontram em situação de extrema pobreza e/ou situações vulneráveis.
      Por mais que estamos num país em pleno desenvolvimento econômico e industrial, a desigualdade social está presente e ainda assola a vida de milhões de pessoas.
      Isto é uma dura realidade.
      Um abraço!

      Excluir
    3. concordo com vc Robson pois a pobreza é uma coisa séria e deve sim ser controlada pois todos somos iguais e devemos ter os mesmos direitos e os mesmos deveres.
      Atos 9ºB
      valeu galera abraços!!!!!!

      Excluir
  16. Eu concordo com o Numero 01 e estou resumindo eu só acho que todas a pessoas ou nos mesmos tem que cuidar e respeitar a comunidade da vida que muitos não respeitam nem cuidam,jogam lixo nos rios,nas ruas,ate mesmo o ribeirão são joão é um que muitos jogam lixo nele então vamos pessoal cuidar e respeitar da comunidade da vida porque muitas pessoas não estão nem ai pra natureza e nem pros animais então vamos mudar esse meio ambiente de uma vez por todas e é isso ai que eu quero pro meu bairro que é mudar de Ruim para Ótimo. Kevin 9° B Vamos lahh pessoal mudar cada bairro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com voce Kevin a poluição em campo belo ta muito dificil de controlar então eu concordo com oque vc disse Thalis 9°B

      Excluir
  17. concordo com o numero 15 pois maltratar animais endefesos eu acho um crime pois o que eles podem fazer contra nós se nós não os provocarmos,nada!!!!
    Atos 9ºB
    valeu galera abraços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ae Athos , todos noos devemos ter carinhos com os animais ;
      pke eles são muuito doceis , é tbm eles estão ein ameaça
      por isso elles fikam elvagens..
      falow Athos .. Abrxx
      :Vinícius Gabriel Santos 9ºano B

      Excluir
  18. Para evitarmos a possibilidade de danos ambientais sérios ou irreversíveis, mesmo quando o conhecimento científico for incompleto ou não-conclusivo.
    Devemos impor o ônus da prova naqueles que afirmaram que a atividade proposta não causará dano do significativo e fazer com que as partes interessadas sejam responsabilizadas pelo dano ambiental.
    Porque temos que impedir a poluição de qualquer parte do meio ambiente e não permitir o aumento de substâncias radioativas, tóxicas ou outras substâncias perigosas.
    Por isso nós devemos colaborar cada vez mais com o nosso mundo;
    Porque se nós seres humanos continuar poluindo,desmatando,etc.. o meio ambientee
    nois teremos um problema serissimo com esse problema ambientaal...
    Bjõs - Vinícius Gabriel Santos 9ºano B

    ResponderExcluir
  19. Oi Josy , Para evitarmos a possibilidade de danos ambientais sérios ou irreversíveis, mesmo quando o conhecimento científico for incompleto ou não-conclusivo.
    Devemos impor o ônus da prova naqueles que afirmaram que a atividade proposta não causará dano do significativo e fazer com que as partes interessadas sejam responsabilizadas pelo dano ambiental.
    Porque temos que impedir a poluição de qualquer parte do meio ambiente e não permitir o aumento de substâncias radioativas, tóxicas ou outras substâncias perigosas.
    Por isso nós devemos colaborar cada vez mais com o nosso mundo;
    Porque se nós seres humanos continuar poluindo,desmatando,etc.. o meio ambientee
    nois teremos um problema serissimo com esse problema ambientaal...
    Bjõs - Vinícius Gabriel Santos 9ºano B

    ResponderExcluir
  20. Concordo com A SITUAÇÃO GLOBAL a população ta cada vez mais preocupada com as novidades do mundo do que com a natureza as pessoas estão se esquecendo de se concentisar em manter nossas matas,rios,lagos e etc...limpo e se esquecendo que precisamos da natureza pra respirar um ar limpo e com isso futuramente iremos ter mais doenças respiratorias com nossos familiares ai galera vamos nossos lembrar da natureza e esquecer um pouco das tecnologias
    Bjão ---- Fábia Fernanda 9º ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI josy tanbem agir e evitar possibilidades de danos anbientais como poluiçao desmatamento lixo nas ruas e nos rios temos q inpedir a poluiçao de qualquer parte do meio anbiente e evitar de jogar lixo no chao etc e nao fazer isso no nosso dia dia

      Excluir
    2. é mesmo gaby...hoje em dia as pessoas estão fazendo tudo ao contrário' ninguém mais está si preocupando com o meio ambiente...elas estão poluindo cada vez mais o nosso cotidiano...'vai chegar a um certo ponto que ninguém mais vai aguentar...mas também tem muitas pessoas que pensam nisso i fazem o possível para ajudar a natureza...'

      Excluir
  21. boom Josy a respeito do RACISMO... muitas pessoas hoje em dia estão ligando mais é para aparências e não para o caráter que a pessoa tem...hoje eles estão ligando para cor,se a pessoa é pobre ou não...bom eu acho que isso deveria acabar porque todos nós somos iguais,ninguém é ´perfeito nessa vida...a única pessoa neste mundo que é maravilhoso é Deus porque ele sim é capaz de amar mesmo aquelas pessoas preconceituosas,eu acho que as pessoas deveriam olhar o coração e o caráter que apessoa tem e não aparência'... :)

    ResponderExcluir